Por qual razão não se pode zerar o valor da conta de luz? Qual o custo de disponibilidade ou da taxa mínima da concessionária de energia elétrica?

As concessionárias de energia elétrica cobram um valor pela disponibilidade do serviço, ou seja, por garantir ao consumidor um ponto de consumo em sua residência ou empresa; esse valor cobrado chama-se ‘custo de disponibilidade’, também conhecido por taxa mínima, para as unidade consumidoras de energia elétrica em baixa tensão, designadas como grupo B.

A justificativa para a cobrança de um valor mínimo é em função do investimento feito pela concessionária de energia elétrica para garantir uma adequada infraestrutura para o fornecimento energético.

Há norma que regulamenta esse Custo de Disponibilidade, trata-se da RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, e os valores mínimos de energia, conforme o padrão de conexão com a rede pública, segundo a Resolução nº 414, são:

I – 30 kWh, se padrão monofásico

II – 50 kWh, se padrão bifásico

III – 100 kWh, se padrão trifásico.

Se o consumidor apresentar um consumo mensal inferior à quantidade mínima estabelecida acima, ele deverá pagar pelo custo de disponibilidade o valor correspondente à essa quantidade mínima de energia multiplicada pela tarifa.

A energia gerada pelos painéis e convertida em energia alternada (veja a ilustração) mantém o estabelecimento – residência ou empresa – abastecido energeticamente, por completo ou de forma parcial. Isso vai depender do interesse do proprietário em gerar a totalidade da energia média gasta ou apenas uma quantidade de economia que escolher.

Energia Solar Residencial
credito-energetico-4

Créditos energéticos

Você sabe como funciona?

Uma das vantagens da energia solar é a geração de créditos energéticos excedentes no consumo do imóvel, seja empresa ou residência. A energia excedente - que não é consumida dentro do estabelecimento - é lançada na rede elétrica e convertida em créditos energéticos, que poderão ser utilizados em momentos com baixa ou nenhuma geração de energia. Isso acontece em dias nublados e à noite ou compensados em contas de endereços diversos abrangidos pela mesma concessionária de energia elétrica, e de mesma titularidade, que recebe o nome de geração remota.

Geração Remota

Veja! Se você tem dois imóveis com a conta de luz em seu nome, os créditos energéticos gerados no que possui sistema de energia solar podem ser consumidos no outro imóvel. Para isso, a concessionária de luz precisa ser a mesma.

Dimensões dos equipamentos

Pode-se determinar com exatidão a dimensão dos painéis que serão instalados em cada estabelecimento. Basta saber a quantidade média diária de quilowatts-hora - kWh e a potência necessária.

Há dois tipos de sistemas. O chamado off grid que é isolado, autônomo e independente da rede pública de energia. O outro é ligado à rede pública de energia, denominado on grid. Esse é o mais comum e barato, por não exigir baterias para armazenamento da energia.

A estrutura de instalação do sistema off grid é mais usual em locais que não possuem a disponibilidade da rede elétrica e é formada por três blocos:

instalacao-painel-energia-solar-2

Bloco gerador: onde estão os painéis solares, os cabos e a estrutura do suporte.

energia-solar-no-brasil-inversor

Bloco de condicionamento de potência: onde estão os inversores e os controladores de carga.

bateria-solar

Bloco de armazenamento: onde são encontradas as baterias.

Já a estrutura de instalação do sistema on grid exige apenas os dois primeiros blocos, dispensando a bateria, mas fazendo uso da disponibilidade da rede pública de abastecimento de energia elétrica quando não houver produção pelo sistema solar. Nesse caso os inversores possuem a função de sincronizar o sistema com a rede pública.

Como escolher o local de instalação?

O local ideal é aquele com maior incidência de luz solar. Devem ser evitados locais com sombras e interferências que impeçam a captação da luz do sol. Geralmente, os painéis são instalados em telhados. Tanto para possibilitar o maior aproveitamento da luz do sol como para economizar espaço.

Em condomínios e empresas, o procedimento é o mesmo. São aproveitados terraços e lajes.

Veja como é simples a aquisição

Consulte-nos para simular o melhor modelo para o seu estabelecimento e o preço.

Blog

Acompanhe as novidades, dicas e artigos do mundo da energia solar e energias renováveis.

Amplexo Energia Solar

Projeto, instalação, venda e manutenção de sistemas de geração de energia solar para empresas e residências. Consulte sempre profissionais qualificados e atualizados com as novas tecnologias de mercado!

Parceria

Blue Sol Parceiro Integrador

Entre em contato

  • Rua Mato Grosso, 539, sala 1109,
    Barro Preto - CEP: 30190080
    Belo Horizonte / MG

  • (31) 3586-9124

  • (31) 98885-1832

  • contato@amplexoenergiasolar.com.br
Movidos por energia solar

Facebook

Siga-nos

© 2018 - 2019 Amplexo Energia Solar - Desenvolvido por Astro Design